Na aquisição de serviços comuns de engenharia, a Administração deve utilizar obrigatoriamente a modalidade pregão, preferencialmente em sua forma eletrônica

Você sabia?

Na aquisição de serviços comuns de engenharia, a Administração deve utilizar obrigatoriamente a modalidade pregão, preferencialmente em sua forma eletrônica, devendo justificar a inviabilidade dessa forma caso adote o pregão presencial. Acórdão 505/2018 TCU - Plenário.

No caso em questão, foi adotada a modalidade concorrência para a contratação de serviços de manutenção predial, fato este que se mostrou prejudicial a obtenção da proposta mais vantajosa, visto que não houve qualquer disputa entre os licitantes, contrariando inclusive a Súmula 257 do TCU, que estabelece que o uso do pregão nas contratações de serviços comuns de engenharia encontra amparo na Lei 10.520/2002.

A adoção do pregão em detrimento das modalidades tradicionais previstas na Lei 8.666/93 possibilita uma maior disputa e consequentemente uma contratação mais vantajosa.
Exemplo de imagem
A jurisprudência do TCU é pacífica no sentido de que, para aquisição de bens e serviços comuns, a Administração deve utilizar obrigatoriamente o pregão, preferencialmente em sua forma eletrônica, justificando a inviabilidade daquela forma, caso opte pelo pregão presencial (v.g. Acórdãos 2.174/2012-Plenário e 11.197/2011-2ª Câmara)

Já o Acórdão 980/2018 TCU - Plenário, versa que a modalidade de licitação pregão não deve ser utilizada para contratação de obras, sendo permitida nas contratações de serviços comuns de engenharia, diante da clara distinção entre o conceito de obra e de serviço.

Concorda com tais entendimentos?

Como seu município vem contratando os serviços comuns de engenharia?



Acompanhe nossas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
Youtube

Clique aqui para compartilhar este artigo no WhatsApp!

Gostaria de citar esta página em algum parecer, artigo ou peça processual? CLIQUE AQUI e preencha: nome do autor (José Roberto Tiossi Junior ), título, site (apenas copie e cole) e a data de hoje. Depois clique em “gerar referência”.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR E-BOOK GRATUITO "COLETÂNEA LEGISLAÇÃO - LICITAÇÕES E CONTRATOS"

Quer ampliar seus conhecimentos sobre Licitações e Contratos? 
Basta se cadastrar para receber muito conteúdo e ser avisado sobre novos treinamentos com o Prof. Tiossi Jr.

RECEBA CONTEÚDO DE QUALIDADE DE FORMA GRATUITA 

Cadastre-se