O município deve disponibilizar no Portal no Portal de Transparência, a íntegra dos processos licitatórios e contratos administrativos.

Você sabia?

O município deve disponibilizar no Portal no Portal de Transparência, a íntegra dos processos licitatórios e contratos administrativos. Acórdão 2193/2019 TCE/PR Pleno.

No caso dos autos, o município fiscalizado pelo TCE/PR, publicou apenas alguns atos que integram os processos licitatórios, deixando de disponibilizar no Portal de Transparência, documentos inerentes as pesquisas de preços que embasaram o valor de referência, o comprovante de publicação do edital, a íntegra das propostas ofertadas, a íntegra da ata da sessão de julgamento, os pareceres técnicos e jurídicos, dentre outros.
Nos termos da decisão do TCE/PR, a disponibilização parcial da documentação, além de afrontar o princípio da publicidade, previsto no art. 37, caput, da Constituição Federal, bem como o disposto nos arts. 8º, §1º, III e IV e § 2°da Lei Federal nº 12.527/2011 , e arts. 48, § 1°, II e 48-A, I, da Lei Complementar nº 101/2000 , acaba por inviabilizar o adequado exercício do controle social e das atividades dos órgãos de controle externo, dificultando, assim, a prevenção e detecção de inúmeras possíveis irregularidades.
Exemplo de imagem

No Estado do Paraná, existe a Lei Estadual 19.581/2018, que determina a disponibilização, em tempo real, nos sites dos órgãos estaduais e municipais, da íntegra dos processos licitatórios.

A divulgação de informações parciais e insuficientes, configura violação aos princípios da publicidade e eficiência e ao dever de transparência dos órgãos e entidades públicas.
Concorda com tais entendimentos?

Seu município disponibiliza a íntegra dos processos no Portal de Transparência?

Acompanhe nossas redes sociais: 
Instagram
Facebook
Twitter
Youtube

Clique aqui para compartilhar este artigo no WhatsApp!

Gostaria de citar esta página em algum parecer, artigo ou peça processual? CLIQUE AQUI e preencha: nome do autor (José Roberto Tiossi Junior ), título, site (apenas copie e cole) e a data de hoje. Depois clique em “gerar referência”.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR E-BOOK GRATUITO "COLETÂNEA LEGISLAÇÃO - LICITAÇÕES E CONTRATOS"

Quer ampliar seus conhecimentos sobre Licitações e Contratos? 
Basta se cadastrar para receber muito conteúdo e ser avisado sobre novos treinamentos com o Prof. Tiossi Jr.

RECEBA CONTEÚDO DE QUALIDADE DE FORMA GRATUITA 

Cadastre-se